O que é Topografia? por Castela em 19/09/2016 as 13:56:40

O que é Topografia?

A topografia é sem dúvida a tecnologia mais popular das geotecnologias, basicamente qualquer projeto que visa estudar, modificar ou implementar algum objeto no solo deverá contratar os serviços da topografia para conhecer matematicamente as características do terreno, com base na topografia são realizados os estudos e acompanhamento do projeto, em resumo a topografia faz o “link” do projeto no papel (ou computador) com o terreno.

Onde é utilizada?

Em sua grande maioria a topografia é utilizada em projetos de Engenharia Civil, neste mercado ela é utilizada para estudar as características do terreno, executar projetos de corte e aterro (terraplanagem), cálculo de volume e acompanhar a evolução da obra verificando se o que está sendo realizado no terreno é o que foi planejado em escritório.

Imagine um projeto de construção de uma ponte, é de extrema importância um estudo prévio do terreno para verificar qual é o melhor local para construir esta ponte, além disso, é necessário um projeto de terraplanagem garantindo a segurança da implantação da mesma, uma das partes mais importante de uma ponte é a sua base, caso haja uma falha na base coloca em risco toda estrutura da ponte, um acompanhamento da obra por meio da topografia garante que os pilares da ponte sejam construídos exatamente no lugar onde foi planejado, não queremos que isto ocorra novamente:

A topografia também é utilizada na Agricultura para a realização de projetos de implantação de curvas de nível (Terraceamento) e para o planejamento estratégico do plantio otimizando a ocupação do solo, também é utilizada em projetos de infraestrutura, meio ambiente, mineração, monitoramento de linhas de transmissão e etc.

 

Qual o seu produto?

Após a coleta dos pontos estes são processados e exportados para uma plataforma tipo CAD, com o auxílio do croqui de localização é gerado a planta topográfica:

 

Planta Topográfica

 

Para representar a declividade do terreno (altitude) são geradas as curvas de nível, a partir deste produto são realizados os projetos de corte/aterro, cálculo de volume, terraceamento e etc.

Curvas de Nível
 

Como é realizada?

A Topografia utiliza o solo como seu meio de aquisição de dados, portanto, para realizar a topografia é necessário que uma equipe vá até o terreno coletar os dados (pontos), esta equipe geralmente é formada por pelo menos três pessoas, uma pessoa é responsável por manusear o equipamento que grava as informações conhecido como Estação Total, outra pessoa de posse de um Prisma é responsável por ocupar o local onde se deseja coletar informação o outro operador é responsável por desenhar o croqui de localização que nada mais é que um esboço de uma planta baixa representando os pontos coletados no terreno.

Como é realizada a topografia com Drones?

Drone é uma tecnologia de aquisição de dados da Fotogrametria, assim como a Estação Total é a tecnologia de aquisição de dados da Topografia. A Fotogrametria coleta informações dos objetos remotamente, ou seja, não é necessário que ocupe o objeto de interesse, essa coleta de dados é feita de maneira remota, enquanto a Topografia utiliza o solo como meio de aquisição de dados, a Fotogrametria utiliza o espaço aéreo e ambas as ciências tem o mesmo objetivo “coletar informações georreferenciadas” e representar estas informações em forma de mapa.

O que é agrimensura? por Castela em 25/07/2016 as 10:50:49

O que é agrimensura?

agrimensura.jpg

A agrimensura é um dos ramos da engenharia que trabalha com dados geográficos em medições de terrenos ou áreas mais amplas, através de medições ou de GPS, com o objetivo de criar os mapas topográficos de uma região para fornecer informações exigidas para edificação de obras no local.

O trabalho de agrimensura pode ser feito em áreas urbanas ou rurais, para obras de moradia ou industriais, estabelecendo condições para criar a infraestrutura sanitária, elétrica ou de transportes. A agrimensura é um trabalho necessário em qualquer obra que modifique o meio ambiente, devendo servir de base para a engenharia civil em qualquer atividade voltada para a construção.

A agrimensura é utilizada para medição de áreas marítimas e terrestres, determinando a posição e a forma do território, medindo o contorno e os acidentes geográficos do local, acrescentando ainda aspectos legais, econômicos, sociais e ambientais da região trabalhada.

O trabalho de agrimensura é a base para toda e qualquer tarefa da engenharia civil, sendo responsável pelos cálculos de fundações e aterros, edificações, pontes, estradas, barragens, obras de irrigação, drenagem, abastecimento de água, etc.

Juridicamente, a agrimensura também é responsável pela execução de perícias em casos de litígio de divisas, de inventários e documentação de terrenos, além de desapropriações e, nas áreas rurais, seu trabalho envolve a definição de áreas de plantio, projetos de reflorestamento, vazão de água dos rios e índices pluviométricos.

Agrimensura, uma profissão antiga. Embora não conhecida com esse nome, a agrimensura existe desde que o homem estabeleceu suas primeiras aglomerações, medindo as terras com cordas e marcações, como no antigo Egito, quando era necessário estabelecer as fronteiras após as cheias do Nilo, ou mesmo com a orientação das pirâmides de Gizé, e isso 3 mil anos antes de Cristo.

Na Mesopotâmia, no primeiro milênio antes de Cristo, foi inventado um aparelho, a Groma, para ser utilizado nas medições e, no Oriente, houve um matemático, Liu Hui, que estabeleceu regras de medição de terras no primeiro manual de matemática conhecido.

A profissão continuou pela história, passando pelos Gromatici, no Império Romano, que eram os responsáveis pelas medidas do império, fazendo o cadastro fiscal das terras conquistadas e, na Europa Medieval, já existiam os técnicos que estabeleciam os limites de uma aldeia ou paróquia.

A agrimensura em nossos tempos

Os modernos equipamentos de agrimensura, evolução e adaptação dos mais antigos, surgiram na década de 1950, como os EDM – Equipamentos Eletrônicos de Medicação, que utilizam ondas de luz para medir as distâncias.

Com o avanço tecnológico, na década de 1970 surgiram os primeiros instrumentos combinando medição de ângulos e distâncias, sendo conhecidos como Estações Totais, onde se incluem aparelhos para medir inclinação, gravação de áudio e programas de cálculos onboard.

Ainda nessa época surgiu o primeiro sistema de posicionamento por satélite, o GPS, fornecendo informações de posição para submarinos, determinando a exata posição de um ponto qualquer no planeta. Os primeiros satélites do Sistema de Posicionamento Global foram lançados em 1978, conseguindo localizar pontos precisos no globo.

Atualmente o GPS permite o posicionamento conhecido como Cinemática em Tempo Real (RTK), obtendo medições de alta precisão, com a utilização de uma estação base fixa e uma segunda antena móvel.

Mesmo com todo o avanço tecnológico, o teodolito ainda continua sendo o principal instrumento para a agrimensura, embora a nova tecnologia, em constante avanço, possa criar a digitalização tridimensional para fazer levantamentos topográficos.

tecnico em agrimensura.png

Trucount pneumatico oficial - Plantio sem desperdício de Semente por Castela em 25/07/2016 as 10:43:25

 

 

Plantio de grãos com fazenda conectada oficial por Castela em 25/07/2016 as 10:43:02

 

 

 

 

Farm Works oficial - Softwares de Agricultura de Precisão por Castela em 25/07/2016 as 10:42:24

 

 

Arquivo